Pastoralidade

O conceito de pastoralidade está emergindo nas instituições de ensino confessionais interessadas em inovar, reinventar, reelaborar e dar novo significado ao que ainda se faz por meio do setor de pastoral. A pastoralidade vai além de oferecer serviços a outrem; eis o desafio de reelaborar tal conceito e tal prática. Enquanto finalidade, a pastoralidade abre caminhos para a realização de uma nova humanidade, mais fraterna e solidária, de discentes e docentes bem formados tecnicamente e abertos aos desafios de solidariedade e fraternidade exercidos para o bem comum da sociedade.

A pastoralidade pode ter como fundamento, as seguintes subcategorias: cuidado, acolhida, serviço, valores, relações e formação. Mas que tipo de cuidado? Nas Diretrizes de Pastoralidade do grupo UBEC (2018b, p. 21), o cuidado é uma ótica, uma maneira de ver o mundo e a realidade que dá enfoque a todo ser da instituição e, além disso, corresponde com a promoção e o desenvolvimento das realidades humanas.  Para saber mais sobre as outras subcategorias, leia o texto em sua íntegra clicando aqui.

Numa gestão preocupada com a perenidade de uma escola confessional, a pastoralidade concebe a educação como lugar de humanização, transformação e integração. Ela propõe diversas iniciativas a partir da escuta e do diálogo com os interessados, o cuidado com as pessoas em seu desenvolvimento integral, reforça os valores da condição humana, especialmente da liberdade e da responsabilidade, e ainda, é responsável pelos processos pedagógicos e administrativos. A pastoralidade é, pois, uma reflexão e uma ação permanente que acontece num espaço e num tempo da vida daqueles que nela estão imersos.

Com o propósito de compreender a pastoralidade, tendo como referência tais subcategorias, pode-se declarar que ela necessita ter como referência o cuidado com o dom da vida humana e suas relações. A tarefa da pastoralidade a ser percorrida processualmente com leveza e autenticidade é o da acolhida ao outro, do serviço ao seu desenvolvimento marcado por uma formação fundamentada nos valores humano-cristãos.

 

E-mail:
isaac.assis@cecb.g12.br

CENTRO PASTORAL – CECB
Sala GB 100 – Térreo
3451-5064 / 3451-5070