This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Novembro Azul
Mês mundial de combate ao câncer de próstata
O Colégio Católica de Brasília, muito consciente de seu papel em difundir conhecimento e boas práticas para a construção de uma sociedade igualitária, informada e empática, recebe o mês de novembro de braços abertos. Este é o mês em que todos nós vestimos o azul para conscientizar o público masculino sobre os cuidados e prevenção contra o câncer de próstata. Por ser um tipo de câncer muito recorrente, é fundamental se informar.
- O que é próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
- Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que acaba dificultando a cura. Nessa fase, os sintomas são dor óssea; dores ao urinar; presença de sangue na urina e/ou sêmen.
- Prevenção e tratamento
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Homens a partir dos 45 anos que tenham fatores de risco ou a partir dos 50 anos se não apresentarem estes fatores devem procurar o urologista para conversarem sobre os exames PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, exame físico que permite avaliar possíveis alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Em média, 20% dos pacientes são diagnosticados apenas pela alteração da glândula notada através do exame de toque.
Fontes:
Agência Brasil
Sociedade Brasileira de Urologia