Aulas criativas sobre literatura e sustentabilidade auxiliam no aprendizado do Ensino Fundamental

A literatura infantojuvenil permite diferentes contextualizações com os assuntos desenvolvidos em sala de aula. Durante o 2º trimestre, a obra literária Chapeuzinhos Coloridos, dos autores José Roberto e Marcus Aurelius, foi trabalhada transversalmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Na Língua Portuguesa, os estudantes foram divididos em grupos para elaborar um roteiro de peça teatral e encenar para os colegas. Para essa apresentação, eles confeccionaram os figurinos de forma criativa, evidenciando um dos elementos norteadores desse trabalho: a sustentabilidade.

Já em Ciências da Natureza, os discentes produziram cestas inspiradas no livro e utilizaram diversos tipos de sucata. Em grupo, eles ainda tiveram que preencher uma ficha técnica que analisou os materiais aproveitados na confecção das peças.

Para finalizar as atividades, as crianças desenvolveram uma atividade relacionando o livro trabalhado com o conteúdo da disciplina de Ciências: “Os estudantes exploraram as propriedades dos diferentes materiais que compunham o capuz de Chapeuzinho e as possibilidades de enredo a partir dessas diferenças”, disse Denise de Sá, coordenadora pedagógica.

IMG-20160915-WA0063 IMG-20160915-WA0042 IMG-20160915-WA0017 IMG-20160915-WA0039 IMG-20160915-WA0034                          IMG-20160915-WA0021     IMG-20160915-WA0064 IMG-20160915-WA0070 IMG-20160915-WA0065 IMG-20160822-WA0014 IMG-20160822-WA0028                                                  IMG-20160822-WA0035